Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Etiquetando

Oi gente!

É a primeira vez que esse assunto aparece aqui no blog: Etiqueta

Não acho que todo mundo seja obrigado a saber em que lugar fica o guardanapo, o copo de vinho e garfo de peixe, mas é sempre bom ter algumas noções de boas maneira [até porque, sabe como é, vivemos em sociedade].

Se bem que preferiria muito mais que as pessoas não jogassem lixo e guimba de cigarro no chão, do que soubessem comer de maneira educada. 

Já que não tem jeito, vamos pra mesa!

Quando você é convidado para um jantar/ almoço/ lanche ou qualquer atividade comestível, o ideal é esperar o anfitrião começar a comer para que todos os outros também comecem. A não ser quando insistem para que você comece.


Na hora de sentar, imagine que tem um gato no colo e um rato nas costas da cadeira. Ou seja, costas esticadas sem estar encostado na parte de trás da cadeira e espaço entre a mesa e o corpo [espaço para mexer o cotovelo]. 
                        
Essa é para decorar! Os copos de vinho e água ficam sempre à direita do prato, o prato do pão à esquerda. Decorando isso nunca mais vai acontecer de comer o pão ou beber a água de alguém. 


O sal e a pimenta formam um casal. Então mesmo que peçam apenas o sal, passe a pimenta também.


[Usando como exemplo a cesta de pães]: Se alguém pediu para você passar um pãozinho, não agarre o seu pãozinho antes, passe para pessoa  e depois pegue o seu.

Se a sopa estiver quente, espere um pouco, não assopre [não é bonito]. A sopa está chegando ao final e a dificuldade para comer está reinando... afaste um pouco o prato e o incline, assim é possível terminar a sopa sem arranhões no  prato.


Sempre prove sua comida antes de colocar sal, pimenta ou qualquer outro temperinho. É considerado rude presumir que a comida está mal temperada antes de experimentar.


Os talheres devem tocar a mesa apenas uma vez. Depois que você os utiliza o correto é que eles "repousem" no prato. Igualzinho a foto! ;) 


Ao término da refeição o garfo e a faca devem ficar juntos. Em diagonal, com a parte superior apontada para a esquerda, imaginando no relógio a hora 11:25. Esse é o código para que os garçons retirem seu prato.

Se você deseja ir ao banheiro, ou está se levantando porque já acabou sua refeição, apenas coloque seu guardanapo a esquerda do prato [levemente dobrado].


Basicamente é isso, não quis entrar muito em detalhe de copos, talheres e todas as outras coisas. Foi só uma noçãozinha básica de comportamento a mesa.

Espero que vocês tenham gostado.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário