Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Trabalhando na moda

Nosso primeiro pedido de post, que emocionante!
Foi muito legal ter um pedido, mas de contraponto foi bem trabalhoso. Porque normalmente nós falamos sobre algo que experimentamos e gostamos/ ou não. Mas falar sobre uma coisa específica é diferente, porque não podemos falar só sobre o nosso ponto de vista, temos que pensar na real necessidade da pessoa e explorar... Depois de um bom tempo o post finalmente ficou pronto, espero que todos gostem, em especial a Ju que o pediu.

Todo dia quando me levanto para trabalhar declaro guerra ao meu armário. Acredito que isso aconteça com quase todas as mulheres. Um dos fatores que dificultam mais as minhas escolhas de roupas é o calor que está fazendo no Rio de Janeiro ultimamente. 

Eu tenho a sorte de no meu trabalho ser um pouquinho menos formal. Então no desespero dá para montar um look mais casual sem muitos problemas. Mas mesmo assim simplesmente não me entendo com meu armário. Quando isso acontece eu apelo para o meu queridíssimo guru de estilo: Tim Gunn

Para quem não conhece, Tim Gunn é consultor de moda. Ele era mentor no Project Runway e também é o chefão do Tim Gunn: Guru de estilo. Tim Gunn acredita que toda mulher precisa das seguintes 10 peças para poder desenvolver um guarda roupa:

01) Casaco para chuva e frio
02) Camisa branca clássica
03) Calça social clássica
04) Vestido preto básico
05) Blazer ou jaqueta
06) Saia
07) Suéter
08) Jeans
09) Alternativa para o moletom
10) Vestido leve para o dia

Claro que temos que adaptar tooodos esses casacos para a nossa realidade carioquíssima, mas no geral essa é base para um bom guarda roupa social.

Então vamos dar uma olhadinha agora nas roupinhas que as famosidades usam e servem para trabalho:
Quando falamos em vestido para o trabalho devemos lembrar de não usá-los quando ficam muito acima da linha do joelho, principalmente para as mulheres que tem pernas grossas. Já sobre os decotes, não é que seja proibido usá-los, mas devemos tomar cuidado para não mostrar mais do que o necessário. 

Não que essas roupas sejam exatamente para trabalho, porque o Manolo da Olivia Palermo não foi feito para nossas pedras portuguesas e paralelepípedos. Mas os três modelos seguem uma linha que muito me agrada: Calça escura, bolsa grande e outra peça que quebrem as tonalidades [como o sapato rosa da Kim, o casaco laranja da Olivia, a bolsa branca da Jessica].

É claro que temos que levar muita coisa em consideração quando usamos como modelos famosidades Hollywoodianas, mas é muito mais fácil tentar montar looks com base nas roupas que elas usam. Até porque muitas delas possuem profissionais para escolher suas roupas. Dessa forma é muito mais fácil achar bonito e conseguir usar um casaco laranja, um sapato azul e uma bolsa de zebra.

Então vamos às peças das lojas de departamento [pelo menos as que os sites permitem que a gente ache!] que podemos usar como modelitos para trabalhar...

C&A

O site da C&A tem um milhão de abas que você pode abrir e para voltar para a página anterior você perde o resto que estava fuçando antes, por isso eu tive alguma dificuldade para mexer direito no site [falou a entendedora de layout], logo a seleção não ficou das melhores, mas quem tiver curiosidade pode tentar que tem várias pecinhas legais. 


  1. Top com detalhe de renda - A renda é sempre uma ótima opção para quem gosta de composições mais femininas. Essa blusa é um ótimo modelo porque combina com tudo, dá pra usar com calça social, jeans nas sextas e até com saia e o calor permitir.
  2. Camisa manga longa - Segue o mesmo conceito da blusa anterior, o único detalhe é que a blusa é de manga. Para as que gostam de um contraste, também podemos apostar em uma camisa/ segunda pele/ ribana por baixo.
  3. Camisa - Segue o modelo básico de todas as camisas sociais. As com estampas são uma ótima escolha para descontrair a monotonia de camisa social e calça, hoje encontramos florais, quadriculadas, com poás... eu particularmente gosto muito. E dá para combinar com praticamente qualquer parte de baixo.
  4. Casaqueto - Eu considero esse tipo de casaquinhos peça chaves para um guarda roupa, porque combinam com tudo! rs Dá para usar por cima de uma blusinha mais básica no dia em que a criatividade está baixa e ele dá um charme ao visual [ainda ajuda a fugir do ar condicionado #soudessas]. Se for em uma cor mais "exagerada", ela pode virar o foco da sua roupa.
  5. Jaqueta - O couro/corino veio com tudo essa estação e não iria ficar de fora das lojas de departamento. Eu fiz um breve passeio na C&A e tem cada modelo mais gracinha que o outro e de todas as cores que vocês puder imaginar [pena que no site não aparecem todos]. Essa jaqueta é tipo a peça coringa que você precisa no seu guarda roupa [vontade de cortar os pulsos por não ter trago uma de Orlando e agora estar falida até o salário dar as caras!], além de compor qualquer roupa, é ótimo para quem quer complementar um Happy Hour. Eu gosto muito de renda com couro, fica mais uma diquinha. 
  1. Saia corino - mais uma vez o couro/ corino aparecendo. Saias são sempre uma boa pedida, principalmente no Rio de Janeiro, que tem feito pelo menos 30 graus na sombra! Se estiver muito calor o couro pode não ser uma boa opção, sabe como é... gruda!rs Dá para combinar a saia com quase todos os tipos de partes de cima: blusas básicas, renda, cetim, estampa...  Eu falei aqui  da saia de courino que eu comprei e ainda não usei! Mas pretendo usá-la com uma blusa de renda que eu comprei em Orlando #forever21teamo... quem sabe vai ser o meu primeiro look do dia.
  2. Bolsas - vou falar das bolças de uma forma mais geralzona. Mulher já costuma a carregar a casa dentro da bolsa, e quando se trabalha é 10x pior. Se você não leva mochila para o trabalho vai concordar que uma bolsa grande salva vidas. Os modelos que eu separei tem uma coisa em comum, o tamanho. Ai é da opinião de cada um se a bolsa é mais discreta ou se ele é a peça de destaque do look. Hoje em dia, tudo vale!
Já falei antes e vou comentar novamente para salientar minha frustração: O site da C&A é péssimo de se mexer, por isso, não consegui achar uma boa variedade de saias e calças para trabalho. Mas para quem está com um tempinho sobrando vale a pena explorar a loja. O setor de jeans está super organizado por tipo de calças [eu apostaria nas flare para o trabalho, elas ficam boas com todos os tipos de sapato e valorizam o corpo das baixinhas e das altonas!]. Ah, sem contar que amanhã (15/03) chegam nas lojas a coleção da C&A em parceria com a Maria Filó!


Renner

Quando estava na faculdade ia na Renner quase todo dia [estudar do lado do shopping é muito bom, mas dói o bolso que é uma maravilha], normalmente me restringia ao setor de moda íntima, porque eu adoro comprar lingerie! Sempre passeava por tudo, mas acabava sempre lá. Na verdade, tenho que assumir, eu não tenho muita paciência para ficar fuçando as araras. Apesar de não comprar muita roupa lá [principalmente agora que não tem nenhuma Renner perto do trabalho] eu sempre acho alguma coisinha interessante nas vitrines.

E o site da loja não decepciona! Ele é super fácil de se mexer e você pode restringir sua busca ao máximo: tipo de roupa, marca, cor, tamanho...[às vezes eu me sinto muito chata por ficar aqui reclamando dessas coisas de site, mas tive "Arquitetura da Informação" na faculdade e aprendi a ficar cri cri com algumas coisas, mas é até legal prestar atenção que associamos algumas coisas que aprendemos!].. ok viajei um pouco, voltando para a Renner: gostei bastante do site e acho que você vão gostar também.

Uma coisa em comum na minha seleção de vestidos é o comprimento, trabalho é trabalho, não dá para ficar mostrando mais do que necessário, então se sua pernas são grossas (e isso não é ruim, pernas grossas também merecem destaque, fendas são ótimas opções) não deixe que ela seja muito mais curta que a altura do joelho.

  1. Vestido Bicolor em Algodão Acetinado - amei esse vestido, quero ele no meu armário para ontem! Não sei se vocês repararam como parece com esse aqui. Ele é ótimo para quem está com as curvas em dia [não é meu caso], as cores facilitam combinações e apesar do modelo ser clássico com os acessórios certos como um maxi colar/ bolsão/ salto dá para montar várias looks diferentes [hmm, idéia para post! anota Bê]
  2. Vestido em Malha com Pregas - outro vestidinho que eu gostei bastante, adoro roupas que valorizam a cintura. Se for pretinho básico então ganha mais pontos. Esse é outro modelo de vestido ótimo para trabalho, no calor é ele não precisa de muitos adereços, no frio podemos usar um casaqueto como o da C&A, um lenço, meia calça...
  3. Vestido com/ sem em Linho com Faixa - vou falar dos dois juntos porque eles são praticamente            iguais. Adoro vestidos transpassados, são ótimos modelos para valorizar o que é bom e esconder o             que a gente não gosta [essa frase não ficou boa, mas é a mais pura verdade]. Esse modelo é super            fácil de encontrar em praticamente todas as lojas, então temos muitas opções de cor/ estampas... 
  4. Vestido sem manga em malha com botões nos ombros - Assim como o primeiro modelo, para usá-          lo você precisa estar com o corpinho em dia, é um modelo ótimo para o ano todo, pois apesar de           não ter mangas, dá para unir o útil ao agradável e usar com jaquetas, blazer, casaquetos.
  5. Vestido em viscolycra com decote transpassado - mais uma vez o transpassado está dando as caras         por aqui, mas dessa vez só no decote. O modelo é bem soltinho e o decote transpassado dá um        charminho. O modelo valoriza tanto as que tem muito ou pouco busto, porque o objetivo dele é chamar atenção para a cintura.
  6. Vestido sem manga floral - Para colocar um pouco de estampa nessa seleção escolhi esse vestido. A princípio achei ele bem feinho e sem graça [mas estou tentando abrir minha mente], então comecei a imaginá-lo com os acessórios certos. Como um cinto, pulseiras, bolsa e sapatos... e do nada passei a gostar um pouco mais dele. É um vestido que dá para ser usada por todos os formatos de corpos. Apesar de não ter morrido de amores pela estampa, serve para mostrar que estampas também são permitidas no trabalho.
  1. Saia em Algodão e Eslastano com Abertura Frontal - [a Renner está conquistando meu coração no quesito roupas de trabalho, também gostei muito dessa saia, se ela fosse branca então seria amor de verdade!] Esse é o modelo de saia básico que toda mulher poderia ter no armário, combina com tudo, talvez algumas pessoas tenham problemas em lidar com os botões [assumo que às vezes também tenho problema com esse tipo de coisa], mas na verdade eles dão um charme ao modelo da saia. Não sei porque, mas imaginei essa saia com uma blusa laranja ou azul/verde petróleo.
  2. Saia em Algodão Acetinado - Esse modelo já requer um pouco de cuidado para as mulheres que têm o quadril um pouco maior. Eu acho que esse tipo de saia fica bonito com a camisa [de botão, bata, de renda...] para dentro para valorizar as curvas. 
  3. Saia em Sarja com Faixa no Cós e Bolsos Laterais - Outro modelo super fácil de usar, combina com tudo [mesmo que no dia a dia eu não ache tão fácil assim combinar peças]. Para quem gosta de cintura alta, ela é uma boa opção de modelo. Se ela ficar um pouquinho antes do joelho dá para usar até sem salto, caso contrário tenho a sensação que pode encurtar um pouco a pessoa.
  4. Saia Reta em Algodão Acetinado - é basicamente o mesmo modelo da saia branca, só que sem a fenda. Coloquei mais porque gostei da cor! ;) 


  1. Capa em Alfaiataria com Gola Alta - eu nunca pararia para mexer nesse modelo se passasse por ele na loja, mas até que na foto eu gostei bastante dele. É uma peça bem diferente e as capas estão bem em alta. Não usaria ele com qualquer peça por baixo, ele tem um ar mais chique e pede que a sua produção acompanhe a mesma linha. [Eu usaria com a saia rosa ai em cima!]
  2. Blazer em Alfaiataria com Forro - Blazer é sempre blazer, preto então, não deixa nem muito o que falar. Para mim é uma das peças mais necessárias para um guarda roupa de trabalho. Ele é como uma boa calça jeans. Segura qualquer visual.
  3. Camisa Feminina Bicolor em Chiffon - A camisa segue o modelo básico de todas as camisas sociais, com o único detalhe: é preta e branca [que já falamos aqui... estão usando muuuuito!] Também dá para usar acessórios e moldá-la para o seu estilo. [Eu usaria com um jeans flare e uma sapatilha vermelha, ou de oncinha!]
  4. Blusão em Retilínea com Decote Bobo - Como tem um decote "profundo" o ideal seria usar essa blusa com uma segunda pele/ ribana/ top... Também poderia usar um lenço para deixar o decote mais sutil. Lembram das amarrações que falamos aqui?
Riachuelo

O site da Riachuelo também não é dos melhores, é muito restritivo e não conseguimos ver direito as peças das coleções [pelo amor de Deus, essas lojas de departamento estão precisando pensar um pouco mais na clientela que compra online, porque os sites estão bem ruinzinhos!]

  1. Blusa Verde com Manga e Laço - Apliques na região do pescoço estão nas coleções de quase todas as lojas que você conseguir entrar. Sejam em laços, apliques de golas... estão em todas! A blusa é outra ótima opção para roupa de trabalho, o laço dá uma diferenciada para fugir da camisa normal e a cor também é ótima, porque não restringe a tonalidade das outras peças de roupa. Ah, e não dá para usar muitos acessórios, porque o laço em sim já é o destaque da roupa.
  2. Blusa de Linha Pink - [Alguém acerta o que aconteceu com meu coração na hora que viu essa blusa? ... Quase se desfez de tão lindinha que ela é] Faz um estilo "mamãe sou meiga" e também dá para usar com tudo [até no final de semana com short! rs].
  3. Malha Preta com Laço - Outra opção para carregar sempre na bolsa para o momento que o ar condicionado pegar. Não tenho muito o que falar dela: é uma graça!
  4. Blazer Vermelho - Já falei antes que blazer é uma peça que toda mulher tem que ter, mas um vermelho com babados! [Modo pirua mais que ativado!!] Para quem gosta de uma peça que quebre a monotonia do look, ou que seja o tchan da roupa, esse é o blazer!
  1. Os dois primeiros vestidos tem o mesmo modelo com diferença de estampa e do cinto. Eles também são de boa modelagem para diversos tipos físicos e facilitam a utilização de acessórios. 
  2. Vestido estampado - Por ter estampas e ser um pouco mais curto muita gente pode pensar que não serve para trabalhar, mas às vezes temos que pensar que nós formamos a imagem, então nesse caso uma meia calça seria uma boa opção para quebrar o tamanho do vestido.
  3. Saia longa plissada - Eu gosto muito desse estilo de saia, e modelos longos também são ótimos para trabalhar e combinam bastante com blusas sociais.

Ufa, é isso!
Demorei, mas acho que consegui.
Minha cabeça neurótica acha vários problemas no post e não sei se ficou muito bom.
Mas espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho e quem sabe um dia consigo fazer um "Trabalhando na moda II".

E ai gostaram?

Alguma pecinha serviu de inspiração?

Beijos!




5 comentários:

Naty Muricy disse...

Adorei pra mim não l ajuda mt pq uso uniforme e ej total médico, mas acho q vai ajudar mts mulheres... Achei algumas peças lindas! Ps: eu adoro os programas citados! Bjos

B.Borges disse...

Adorei o post, deu até invejinha de quem pode trabalhar mais assim... sabe como é, né?! Área da saúde, saia nao rola, e o resto das poucas aquele jaleco gracinha esconde, ai sempre acabo no jeans e blusinha básica mesmo!! rs

Bia Louven disse...

Ainda bem que não sou da área de saúde! Gostei muito das roupas da Renner, acho que vou ter que dar uma passeada por lá. Pq com esse calor que está fazendo preciso aumentar meu armário de vestidos!

Júh mobile disse...

Uau!!! Adorei, mesmo! Pena que algumas coisas não posso usar... como o estampas e cores vivas d+. É elegante, porém, já viu!?!?! Área de Hotelaria é repleta de restrições! Não se mostra ombros, cotovelos, só no verão, joelhos, só se for com meia calça (cor da pele, se quiser uma preta tem que ser beeem fininha), sapatos fechados com um leve salto, e blusas de malha só se estiver com um terninho por cima, sem contar os tipos de Taier!!!
Mas valeram as dicas meninas, recomendarei o site, este post ficou incrivelmente completo! Parabéns Bia e Bê!

Bia Louven disse...

Quem sabe quando tiver um tempinho consigo montar um especial "hotelaria"... com todas as suas restrições! rs Pode demorar um pouquinho, mas vai que sai!

Postar um comentário