Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Momento Estética - Depilação a Laser


Oi queridas, tudo bem?

Hoje estamos iniciando aqui no MB uma nova TAG que eu espero que dê certo.  Esse é um assunto que eu particularmente amo, não é a toa que estou me especializando em Fisioterapia Dermato Funcional e a minha intenção é ajudar muitas meninas que não sabem o que é, não sabem os riscos ou os segredos de um bom tratamento estético.
Eu tive essa ideia no sábado, dia 24.03.12, quando estava fazendo um curso e espero ajudar a vocês a esclarecer muitas dúvidas a respeito do mundo estético.

E pra começar, vou falar de Depilação à Laser. Sim, meu curso era sobre isso e eu achei incrível, tanto que quero começar por ela. Eu vou tentar deixar o mais claro possível, sem muitas palavras difíceis e totalmente direcionado a vocês que pretendem fazer o tratamento, e não a quem faz! rs

Então vamos lá!!

Foto: Dermatologia em Foco

Pêlo é uma coisa que incomoda a grande maioria das pessoas, mas acabar com eles pode não ser tão fácil assim. Isso porque, apesar de muitas maneiras de depilação, a grande maioria dura pouco tempo, além de provocar muita dor e desconforto.

Todo mundo sabe que depilação a laser é aquela que elimina os pêlos “pra sempre”. O que muita gente não sabe é que dependendo do tipo de aparelho usado na hora da depilação, esse “pra sempre” pode durar só um ano! E eu vou começar por aqui.

Existem dois tipo de aparelho geralmente usados para esse tipo de procedimento, o Soprano e o Light Sheer. A diferença dos dois, apesar de ter a mesma finalidade, é bem grande e eu vou listar as principais agora:

Light Sheer:
Depilação Definitiva: Esse é o aparelho que faz a eliminação definitiva dos pêlos. Isso acontece porque ele produz um aquecimento do folículo do pêlo de 60°, provocando uma lesão irreversível no bulbo do pêlo, sem nenhum dano à pele, evitando que ele volte a crescer.

Tempo de Tratamento: O tempo de tratamento com esse tipo de aparelho é mais rápida, de 5 à 7 sessões, que são realizadas de 20 em 20 dias. A sessão em si pode ser bem rápida dependendo do local que seja o procedimento. Uma virilha por exemplo pode durar até 30 minutos! Quanto mais longa a sessão, mais cara ela vai ser.

Dor: A única desvantagem desse aparelho é que ele provoca dor mas acreditem, eu, a pessoa mais fresca pra dor do mundo, suportei muuuito bem, é super tranquilo!!

Soprano:
Depilação Temporária: O Soprano faz a remoção temporária dos pêlos, que voltam a crescer cerca de 1 ano depois. Isso porque ele aumenta gradativamente a temperatura do folículo à 45°, mas não causa lesão permanente no bulbo do pêlo.

Tempo de Tratamento: No soprano as sessões dobram, cerca de 10 à 15 sessões dependendo do local escolhido. O esquema de preço é o mesmo do Light Sheer.

Dor: O soprano é um aparelho praticamente indolor, o que leva muitas pessoas a escolherem ele, principalmente homens que querem realizar a depilação na área da barba e bigode, onde a sensibilidade é muito maior.


Agora vamos às contra-indicações. Estas são as mesmas para qualquer uma das máquinas escolhidas.

Gravidez: Por motivos óbvios, gravidez é contra-indicada. Provoca contração muscular, por causa da dor, e isso pode afetar o bebê. Por favor meninas, vamos deixar os bebês nascerem pra realizar qualquer tipo de tratamento desse tipo!

Uso de drogas fotossensibilizantes: O motivo de não poder fazer usando qualquer tipo de pomada ou fazendo qualquer tratamento com ácidos (como o ácido retinóico, por exemplo) é que a pele fica muito sensível, então a dor consequentemente vai aumentar. Recomenda-se que suspenda o uso do medicamento uma semana antes da sessão e só volte uma semana depois.

Exposição solar: Não que seja contra-indicado, mas é bom evitar pegar muito sol antes e depois da realização da depilação (uma semana no mínimo) e principalmente, usar SEMPRE protetor solar com no mínimo 30 FPS. Além disso, bronzeamento pode aumentar o número de sessões, fazendo vocês gastarem mais se o local cobrar por sessão.

Depilação a cera: É bom parar de fazer a depilação a cera de3 à 6 semanas antes do tratamento e entre as sessões. Isso porque a cera deixa o pêlo mais fino, e o resultado da depilação a laser é melhor com pêlos mais grossos. Aviso também que a depilação a laser não faz efeito em pelos brancos, por faltar melanina neles. A depilação com pinça também se encaixa nesse quesito!

É muito importante que tudo isso seja bem esclarecido à vocês pelo profissional que vai realizar o procedimento. E é importante também que eles realizem uma avaliação do fototipo da pele de vocês, pois existe um modo para cada tipo de pele, e se for realizado um que não seja o seu pode provocar sérios danos como queimaduras. Fiquem atentas a isso!

Os riscos e complicações são mínimos desde que o tratamento seja realizado corretamente. A área pode ficar um pouco vermelha, mas isso desaparece dentro de 1 ou 2 dias. Os pêlos carbonizados ficam visíveis, não confudam com o crescimento do pêlo normal e passem gilete! Cuidado quem tem tatuagem perto da área a ser depilada, por apesar de não ser um laser próprio para a remoção de tatuagens, isso pode vir a acontecer se pegar em cima dela.

Uma dica muito legal é aplicar gelo 5 minutos antes e 5 minutos depois do tratamento, para evitar justamente a dor e a vermelhidão. Outra coisa é passar aquela pomada “Bepantol” para auxiliar a cicatrização.

Outra dica que eu dou pra vocês é tomar MUITO cuidado com a clínica escolhida para fazer esse tipo de tratamento. Muitas clínicas lançam promoções no sites de compra coletiva e pode colocar em risco a sua saúde. Já ouvi histórias terríveis sobre isso! Por isso, pesquisem bem, vão a lugares indicados e evitem dores de cabeça no futuro. Uma pele queimada a laser fica bem feia, não deem chance de isso acontecer com vocês!

Então é isso meninas, eu tentei não me prolongar muito (e acabei me prolongando), se tiverem alguma dúvida podem mandar perguntar por aqui ou pro e-mail do blog (mundodebibelo@gmail.com), que eu prometo responder a todas. Se quiserem indicações de clínicas também podem mandar e-mail.

E vocês, tem coragem de fazer uma depilação a laser??

Beijinhos!! :D



0 comentários:

Postar um comentário